Por que o cabelo cai mais no inverno?

Foto: Dreamstime

Assim como as folhas das árvores, os fios de cabelo também tendem a cair mais no inverno. E uma das maiores causas da queda capilar na temporada é o uso da água quente.

Segundo a terapeuta capilar Patrícia Maciel, mesmo que involuntariamente, utilizamos a água do chuveiro bem mais quente nessa época. Apesar de aconchegante, essa alta temperatura potencializa a ação do cloro e de outros metais existente nas tubulações. Isso acelera a produção das glândulas sebáceas, aumentando então a oleosidade dos fios e a presença de fungos, que favorecem a queda, caspa e seborreia. Portanto, o ideal é utilizar água morna à 20°C.

Além disso, “os alimentos mais calóricos que ingerimos no inverno aumentam a produção sebácea, formando mais óleo no couro cabeludo, inibindo a oxigenação e obstruindo o poro piloso”, aponta Patrícia.
Para completar, o aumento do uso de bonés, lenços, toucas e chapéus faz com que a ventilação do couro cabeludo seja prejudicada, dando origem a mais oleosidade e proliferação dos fungos.

Se você costuma sentir os fios mais oleosos no frio, Patrícia sugere então uma receitinha caseira simples: “Pegue uma touceira de hortelã, centrifugue com ½ copo de água filtrada e coe muito bem. Após a lavagem dos cabelos, aplique 20 gotas no couro cabeludo e massageie, sem enxaguar. A solução pode ser conservada em geladeira”.

Fonte: mdemulher
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comente com o Facebook: