Como surgiram e eram as bolsas ?



O Brasil é um dos maiores países em termos de venda de bolsas, as mulheres  brasileiras adquirem muitas bolsas por ano, mas atualmente elas compram as bolsas visando a qualidade, ao contrário de antigamente.

Mas e antigamente como eram as bolsas? Como surgiram?

Em seguida teremos um breve relato sobre a história e evolução das bolsas.


Histórico:

A bolsa surgiu na Idade Média. 
A bolsa é usada por homens e mulheres de diferentes classes e culturas.
Durante a Idade Média, as bolsas foram usadas para carregar uma série de implementos indispensáveis aos hábitos da época. 
Existem vários tipos de bolsas para determinados fins, onde também são chamadas de: saco, sacola, pochete, bolso, carteira, retícula, entre outros.
As bolsas femininas de antigamente eram menores, com o passar dos tempos ela foi aumentando, pois os itens que são carregados hoje aumentaram, como espelhos, escovas de cabelo e dentes, carteira, entre outros.
As bolsas masculinas de antigamente eram maiores, em forma de pasta para carregar documentos e materiais de trabalho, indicando status. Hoje já existem bolsas tira-colo para homens, estilizadas.

Evolução





  • Séc. XVII: as mulheres carregavam suas coisas em bolsos, no entanto era fácil perder seus pertences, então surgiu o Bolso de Livro, o qual era uma espécie de carteira em forma de envelope carregada na mão por mulheres.


  • Séc. XVIII: a moda dessa época era marcar as curvas e silhuetas das mulheres, e a bolsa já era um acessório indispensável do vestuário, foi então que surgiu a Bolsa de Mão, ou seja, uma bolsa com alça para mão e do mesmo tecido da roupa que estava vestida.


  •  Séc. XIX: a moda invadiu o formato das bolsas, surgindo esse acessório de vários tamanhos, estilos, formatos, de vários comprimentos e materiais, como couro animal, peles, plástico, tecido, com aviamentos e detalhes à parte como franjas, botons, entre outros. Também foi definido o uso das bolsas como: Carteira é para dinheiro, Bolsa para Noite, Bolsa para Ópera, bolsa para Dia-a-Dia, entre outras. 


  • Séc. XX: a bolsa invadiu  o mundo fashion, com novidades a cada estação, de diferentes preços e  marcas, de materiais mais evoluídos e de melhor qualidade. Com a evolução mundial, com o surgimento do carro e com a facilidade de locomoção surgiram as Bolsas para Viagem ou as Malas que chegaram para substituir os Baús das viagens.


  • Séc. XXI: as mulheres não saem de casa sem suas bolsas, cada uma com uma, e sem intenção de emprestar, pois segundo uma pesquisa em São Paulo as mulheres se sentem nuas ou desprevenias quando estão longe de suas bolsas. 


  • A bolsa evoluiu assim como seus preços. Existem bolsas que chegam a custar milhões de dólares, a qual tem mulheres que se dão o luxo de adquirir uma bolsa desse valor, somente pela sua estética, pois funcionalidade é coisa que toda bolsa, de um jeito ou de outro têm.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comente com o Facebook: